Suplementação para performance

Início/Se cuida/Suplementação para performance

Suplementação para performance

 

Se você é atleta profissional, amador ou apenas um amante de atividades físicas. Qual é a sua rotina diária de suplementos?

A seguir, vou passar algumas dicas sobre suplementação e a importância delas na melhora da sua performance:

 

CARNITINA

A carnitina permite que as células usem ácidos graxos como combustível e não glicogênio. Melhorando assim a recuperação muscular, compensando o aumento da creatina quinase, um importante indicador de dano muscular.

 

ASPARGININA

A asparginina é responsável por aumentar a capacidade do músculo em usar ácidos graxos e poupar glicogênio, aumentando o tempo de chegada à exaustão muscular. Treinos intensos normalmente levam a queda dos níveis de asparginina.

 

SERINA

A serina mantem saudável o perfil hormonal do atleta, baixando o excesso de cortisol após atividade física que pode causar quebra muscular, além de aumentar a capacidade aeróbica.

 

MAGNÉSIO

O magnésio possui um papel chave na produção de ATP (adenosina trifosfato), o principal reservatório de energia do nosso corpo. A suplementação de magnésio pode melhorar a capacidade aeróbica, performance, força muscular e reparo.

 

ZINCO

O zinco é conhecido por interagir com os hormônios para aumentar a força e melhorar a composição corporal. A sua deficiência pode atrapalha o pico de utilização de oxigênio durante os exercícios. Os baixos níveis de zinco são frequentemente encontrados em corredores de longa distância e triatletas. A sua suplementação adequada deve ser acompanhada de cobre.

 

VITAMINAS B

As vitaminas do complexo B são cofatores para o metabolismo energético dos alimentos, e a produção de hemácias requer vitaminas B9 e B12. Caso haja deficiência de vitaminas do complexo B, o processo de recuperação de lesões na pratica esportiva pode retardar.

 

VITAMINA D

A vitamina D é fundamental para melhorar a densidade óssea e reduzir fraturas de stress e lesões inerentes de esforço repetitivo.

 

VITAMINA E

A vitamina E é conhecida por proteger enzimas responsáveis pelo reparo do dano celular gerado por treinos intensos que levam a altos níveis de stress.

 

VITAMINA C

A vitamina C, além dos seus efeitos imunológicos, é responsável por diminuir a dor após Work-out e a sintetização do colágeno, que por sua vez acaba protegendo as articulações. Além disso a vitamina C também é responsável por reduzir o catabolismo gerado induzido pelo cortisol.

 

CISTEÍNA (NAC)

A cisteína é conhecida por reduzir o tempo de fadiga durante a pratica esportiva de endurance como ciclismo. E o precursor da glutationa, o principal antioxidante do nosso organismo.

 

GLUTATIONA

A glutationa é um potente antioxidante e desintoxicante celular dos subprodutos maléficos para performance após um treino exaustivo.

 

ÁCIDO ALFA LIPÓICO

O ácido alfa lipóico também e outro potente antioxidante que reduz o dano celular gerado por um treinamento intenso. Além dessa propriedade, o ácido alfa lipóico é responsável por reciclar outros antioxidantes, como a vitamina C, E e a glutationa.

 

Esses são alguns dos importantes suplementos para quem busca ter uma performance ideal. Procure um especialista para lhe orientar!

 

Conheça mais sobre o trabalho da Dr.Mônica Bergamo no instagram

ou agende sua consulta pelo (012) 98143.5024

2021-04-12T18:04:02+00:00Por |

Sobre o Autor:

Dra. Mônica Bergamo Lopes CRM SP 116.889 CRM MS 10.689 -Graduada em medicina em 2004 pela Pontifícia Universidade Católica de Sao Paulo- PUC-SP -Residência em otorrinolaringologia em 2007 pela Santa Casa de Limeira -SP -Pós graduada em 2010 pela FAPES em medicina ortomolecular -Pós graduação em 2011 em anti envelhecimento e longevidade saudável pela Academia de Longevidade Saudável pelo Dr Italo Rachid -Pós graduação de 2018-2020 em Las Vegas - EUA, pela A4M- American Academy of Anti Aging Medicine

Deixar um comentário

Ir ao Topo