Vibrações Vocais Vívidas

por Luciane Romanovski

 

Minha voz; minha vida. Por meio dela eu chego até você. Ora vendendo um produto em um comercial de TV ou rádio, ora no vídeo de um site em que esteja navegando. Talvez eu tenha estado no seu momento de lazer enquanto escuta algum audiolivro. Ou talvez você já tenha até perdido a paciência me ouvindo te direcionar para um ramal (in)desejado da espera telefônica de algum laboratório, supermercado, imobiliária ou clínica de saúde.

Hoje posso emprestar minha voz para um programa dublado, amanhã posso ser a voz do personagem de um game que esteja jogando, semana que vem talvez esteja na sua aula de EAD ou em um vídeo-treinamento, e no fim do ano naquele vídeo motivacional da empresa em que trabalha. E quem sabe em breve possa estar em algum podcast que ouvirá…

Comecei a gravar locução por estímulo dos meus professores da faculdade de Publicidade fazendo alguns bicos, e nem passava pela minha cabeça ser uma profissional da voz. Desconhecia esse universo. Depois de alguns anos sem levar muito a sério, mas também sem um rumo profissional definido, percebi o quanto estava gostando de gravar e resolvi disponibilizar minha agenda prioritariamente para isso. Enquanto me aprimorava em cursos de teatro e técnica vocal, começaram a surgir cada vez mais trabalhos, até que um dia me vi sendo sustentada pela minha voz. A atriz e a apresentadora de vídeos floresceram desse lugar e assim fui ampliando o leque de segmentos em que podia atuar com a minha voz (e imagem).

Quando já estava mais consolidada no mercado audiovisual, tive a oportunidade de me inserir em um dos nichos mais gratificantes de se trabalhar: transformar imagens em palavras para pessoas com deficiência visual. Através da audiodescrição – um recurso de acessibilidade – transformo o conteúdo visual de peças teatrais, espetáculos de dança, filmes, vídeos, exposições, seminários ou qualquer evento ao vivo em narrativa falada, que pode ser gravada em estúdio ou narrada ao vivo, para que as pessoas com deficiência visual possam ter uma experiência mais rica e completa.

Descobrir meus diversos “eus” é o que mais me encanta nesse mundo de ser uma artista de voz. Explorar minhas versatilidades vocais é um delicioso desafio. Existe muito material dentro de mim que ainda desconheço e sigo no processo de exploração – que é interminável. Viver da minha voz se tornou uma realização não somente profissional, mas também pessoal.

Ondas sonoras são vibrações que ao penetrarem no nosso ouvido produzem sensações auditivas. Se com minha voz eu conseguir de alguma forma te tocar, transformar suas emoções, meu objetivo terá sido alcançado.

 

Conheça mais de Luciane Romanovski no instagram

 

Fotos: Camila Caggiano