Safira – Transformando a pequena campervan (parte 1) – remover a placa de proteção

 

A primeira etapa da reforma foi remover a placa de proteção que separa a cabine do compartimento de carga. Optei por tirar a placa metálica para ter acesso à minha casa pela cabine, e também para não me sentir sufocada sem janelas quando estiver na parte traseira.
Uma observação importante pra quem fizer essa escolha é que a proteção é obrigatória por lei! O vendedor que me atendeu disse que eu não teria problema porque o carro é placa branca, (Fiorino normalmente é propriedade de pessoa jurídica e tem placa vermelha). Mas de qualquer forma estou construindo uma nova divisória, mas essa abre e fecha.
Removendo a placa:
A placa é fixa na lataria por cerca de 20 rebites. Procurei na internet e encontrei algumas formas de remover rebites. Existe opção com martelo e formão… esquece. O rebite é duuuuro! Parti pro método mais forte: Primeiro você desbasta a cabeça do rebite e depois fura a parte interna com uma broca do mesmo tamanho da espiga.
Depois de uma hora com a furadeira na mão saiu o primeiro!
Mas isso acabou com a broca.
Resumindo, juntei os dois métodos: primeiro furadeira, depois formão (pra poupar a broca), e consegui, depois de muitas horas e várias brocas, retirar todos.
Algumas pessoas me diziam para levar numa oficina e pedir pra retirar com uma makita. Eu não queria me sentir derrotada, passando a bola já na primeira etapa e insisti.
Dica: Leve numa oficina! Rsrs. As etapas seguintes são suaves, acredito que essa será a única ajuda necessária. E vai sair mais barato do que comprar uma broca por rebite!

Sobre a escolha do carro: da categoria era o maior, tanto em comprimento quanto em altura e achei o fator determinante quando se escolhe viver em dimensões tão reduzidas.

Outras opções comuns:

Van. Não optei por Van por causa do custo. Apesar de ser muito maior e mais confortável, uma nova custa o dobro do preço. Como viajo sozinha queria um carro novo. Quero evitar ao máximo problemas de manutenção e perrengues nas inúmeras áreas remotas que pretendo passar.

Kombi. Não optei pelo mesmo motivo. Apesar de ser metade do preço e ter maior espaço traseiro as kombis dão muita manutenção. Também são pouco econômicas em relação a Fiorino e não tem o conforto para dirigir de um carro moderno como ar condicionado, direção hidráulica, a segurança de um air bag… detalhes que considero fundamentais quando se pensa em rodar a extensão de três continentes.

Próxima etapa: revestimento térmico.

 

(texto escrito em 2017 durante a construção do motorhome)