1000 dias de uma vida sem CEP

 

Sair da zona de conforto, mudar de estilo de vida, largar tudo em São Paulo para viajar, trabalhar e morar em uma Kombi estrada afora… Esse é o resumo e o começo da nossa história que, atualmente, já está com mais de 1000 dias de uma vida sem CEP.

 

O COMEÇO

Para quem não nos conhece, somos a Sandra Doyama e o Cristiano Cazarotto do Viagem Kombinada. Quando saímos da cidade de São Paulo em maio de 2018, partimos para vivenciar algo totalmente diferente do que vivíamos até aquele momento. Saímos para conhecer novos lugares, outras culturas e para vivenciar novas experiências estrada afora…

 

O casal Sandra e Cristiano. Foto: Viagem Kombinada

Para tornar isso possível, juntamos os nossos conhecimentos nas áreas de arquitetura e engenharia e construímos uma casa completa em nossa Kombi, a qual batizamos de Beatriz. Juntamos as nossas paixões por viagens e fotografia e embarcamos na nossa jornada chamada Viagem Kombinada. Saímos sem prazo de término, sem uma rota definida, apenas a intenção de viver na estrada, seja pelo tempo que for…

 

OS DESAFIOS

Viajar e conhecer novos lugares, é a atividade que mais vem em mente quando pensamos em férias ou na realização de um sonho. Há mais de 1000 dias, nós do Viagem Kombinada estamos realizando o sonho de viver viajando.

Porém não se iludam! Apesar de ser o sonho de muita gente, viver na estrada não é fácil, pois é uma vida cheia de desafios! A cada cidade, um recomeço… fazer novos contatos, se apresentar para a comunidade, conseguir vender os nossos produtos e conseguir mais trabalho… Sim, nós também trabalhamos e falaremos disso mais adiante.

Apesar de ter uma casa completa em nossa Kombi, ter que montar e desmontar tudo dentro de uma rotina que inclui os compromissos de trabalho, às vezes nos faz sentir saudade de ter um banheiro com tudo pronto para usar na hora. Um ponto com água corrente ou uma máquina para lavar e centrifugar as roupas também fazem falta. Porém, como isso já faz parte da nossa rotina atual, no final, tudo flui normalmente e a saudade destes itens só apertam quando precisamos de mais tempo para dar conta do trabalho e das tarefas do dia-a-dia.

 

Montagem do box do chuveiro. Foto: Viagem Kombinada

Mas apesar de tudo, mesmo com algumas dificuldades, o nosso único arrependimento até agora foi o de não ter começado antes!

 

TRABALHANDO NA ESTRADA

Para nos manter na estrada, a nossa renda inicial vinha dos ensaios fotográficos. Porém, ao conhecer a nossa história, muitas pessoas nos cobravam algo para levar de lembrança. Assim, desenvolvemos uma linha de produtos do Viagem Kombinada como canecas, chaveiros, adesivos e almofadas. Também criamos cards e placas decorativas com mensagens positivas e motivacionais e que fazem muito sucesso!

 

Lojinha VK. Foto: Viagem Kombinada

No entanto, ao descobrir tantos lugares legais e pouco conhecidos (inclusive pelos moradores desta região), resolvemos então, criar uma ferramenta de informação e divulgação das riquezas existentes na região. Assim nasceram os nossos Guias Digitais Interativos.

Além da divulgação, o nosso propósito é incentivar o desenvolvimento da infraestrutura turística na cidade, gerando demanda e consequentemente, aquecendo a economia local. Ou seja, para nós, o nosso trabalho é muito mais que a produção dos guias turísticos. Plantamos sementes com a pretensão de gerar muitos frutos para as comunidades por onde passamos. Para conhecer mais acesse o site: Guias | VK Guias Digitais

 

VIDA NA ESTRADA

Em quase três anos de estrada, viajamos apenas pelo estado de Minas Gerais e estivemos em 30 cidades, a maioria no norte de Minas. E por que tanto tempo em uma região só? Porque nesta região descobrimos locais incríveis e pouco conhecidos, inclusive pelos próprios mineiros.

A nossa vivência na estrada já nos levou a locais com muitas belezas naturais, a locais ricos em cultura e tradições, além de locais onde degustamos novos sabores e muitas delícias!

A lista do que já conhecemos e vivenciamos é grande, mas destacamos alguns itens para resumir:
Belas e exóticas paisagens, cachoeiras, grutas e cavernas;
Conhecemos um verdadeiro Vale dos Dinossauros com muitos fósseis;
Passeamos em alguns pontos do Rio São Francisco;
Conhecemos muitas histórias e construções do período colonial;
Conhecemos o maior pé de Pequi do mundo;
Visitamos fábricas de queijo e de cachaça;
Conhecemos as artesãs do Vale do Jequitinhonha, um cacique da tribo Xacriabá, um guardião de sementes crioulas, alguns contadores de “causos”, o descobridor dos fósseis de dinossauros, além de muita gente guerreira e muitos personagens da região.

 

 Construção em pedra em Grão Mogol, San em uma ruína de um forno de tijolo e Cris em uma das diversas cavernas visitadas. Fotos: Viagem Kombinada

Já fizemos muitas palestras em escolas estaduais e municipais, já plantamos árvores em algumas cidades, já ministramos uma palestra sobre turismo empreendedor e fomos convidados para falar no Seminário de Turismo da Serra Geral e do Fórum do Turismo do Norte de Minas.

 

Palestras em escolas. Foto: Viagem Kombinada, Plantio de árvores. Foto: Eduardo Gomes. Participação em Seminários de Turismo. Foto: Organização do Seminário

Em 2019 vivenciamos o inesperado… apesar da nossa premissa de não ter cachorro na Kombi, uma cachorrinha de rua chamada Mel nos adotou e lutou por nós. Hoje ela faz parte do Viagem Kombinada e nos acompanha em nossas aventuras! E caso queira saber mais sobre ela, a Mel tem um perfil do Instagram: @mel_a_cachorrinha_viajante onde ela conta todas as suas aventuras!

 

Mel a nova integrante do VK. Foto: Viagem Kombinada

GRANDES APRENDIZADOS
Ao viver na estrada descobrimos que viver sem muros nos aproxima mais de todos e, consequentemente, nos traz mais segurança. É comum parar em algum ponto da cidade onde os novos “vizinhos” cuidam de nós de alguma forma. Seja trazendo comida ou nos convidando para um churrasco, oferecendo a máquina para lavar as roupas, ou até nos monitorando da janela da casa. Talvez por isso, até agora não tivemos nenhum problema com a questão segurança por onde passamos.

Para nós, a melhor parte da nossa jornada na estrada são as pessoas que encontramos no caminho. Tanto é que, a parte mais difícil acaba se tornando as despedidas… mas a amizade fica e assim seguimos colecionando muito carinho, energia positiva e boas memórias.

 

A PANDEMIA

A lista do que conhecemos neste tempo é bem grande, mas poderia ser maior ainda se não fosse a chegada do “novo normal”. Com a pandemia o mundo parou e nós também tivemos que estacionar.

Para a nossa sorte, temos um ponto de apoio no norte de Minas, onde foi possível trabalhar na montagem dos guias das cidades que visitamos no segundo semestre de 2019, participar de cursos e eventos on-line voltados para o empreendedorismo, além de aproveitar para castrar a Mel, dando a ela mais conforto no pós cirúrgico, do que se estivéssemos na Kombi.

 

Aguardando a Pandemia passar. Foto: Viagem Kombinada

No momento, completamos um ano de pandemia e ainda aguardamos uma situação favorável para voltar a viajar novamente. Mas o nosso trabalho continua através das redes sociais, do site e do blog. Assim que possível pretendemos retornar para continuar a nossa jornada na estrada!

Aguarde o nosso retorno e enquanto isso, nos acompanhe nas redes sociais e embarque com a gente nesta jornada a bordo desta Viagem Kombinada! Aguardamos você, “kombinado”?

 

Acompanhe Viagem Kombinada no instagram, no youtube e no facebook.